aluno
Engenharia Mecânica
Física B
Maio/ 2013
Prof. Ibrahim El Chamaa Neto
Circuitos com Resistores e Capacitores
Objetivos:
Esta prática tem como objetivo o princípio de funcionamentos dos multímetros, instrumentos que medem diferenças de potencial, correntes, resistências elétricas e capacitâncias. O estudo restringe ao reconhecimento das diferentes funções desse instrumento e a forma correta na realização das medidas das citadas grandezas físicas. Como objetivos específicos serão realizados medições de correntes em circuitos elétricos de corrente contínua contendo resistores associados em série e paralelo. No que diz respeito aos capacitores, o objetivo está na determinação da diferença de potencial em capacitores eletrolíticos associados em série e paralelo.
Introdução:
Os instrumentos fundamentais utilizados em laboratórios de eletrônica são os voltímetros, amperímetros e os ohmímetros, geralmente reunidos em um único instrumento chamados de multímetros. Na figura 1 são mostrados dois modelos comuns de multímetros, o analógico e o digital.
O uso dos medidores de resistência, diferenças de potencial e corrente deve obedecer a uma série de cuidados, não só no manuseio do medidor bem como na escolha adequada do aparelho. Essa escolha deve levar em conta não só o alcance
(range) das escalas existentes, mas também as resistências internas respectivas e a potência. Ás funções de um multímetro estão, ás vezes, estampadas no painel frontal ou dorsal. O manual de instruções contém, em geral, as características e as instruções de uso do medidor.
A seguir descreve-se resumidamente cada uma das funções desse instrumento e a forma correta da utilização do mesmo em um circuito elétrico.
Figura 1. Modelos típicos de multímetros analógico e digital.
1
Laboratório de Física B
- Voltímetro
Como o nome indica, o voltímetro é usado para se medir diferenças de potencial em volts (V) ou múltiplos e submúltiplos de