aluno
a) Os povos indígenas que viviam no Brasil, antes da chegada dos portugueses, precisavam se deslocar intensamente dentro do território brasileiro para caçar animais e coletar alimentos para se alimentar. Entretanto, com a chegada dos imigrantes e a imposição do trabalho escravo, os índios passaram a se deslocar com o objetivo de fugir da escravização e dos colonos que chegavam ao Brasil. Até o século XVII, a colonização no Brasil aconteceu principalmente no litoral, nas cidades mais importantes do Brasil até o momento. Isso fez com que os índios migrassem para o interior brasileiro, causando o surgimento de novos centros populacionais.
As maiores causas das migrações internas no Brasil são as atividades econômicas, como a pecuária, que também deslocou os criadores de gado para o interior, principalmente para a região central e para a porção sul da colônia.
Contudo, a principal atividade econômica do período, que causou o deslocamento de um grande número de pessoas foi a mineração. Estima-se que cerca de 700 mil pessoas tenham migrado de Portugal e outras colônias para a região de Minas Gerais, que era a região que mais de destacava na produção de minérios.
b) A principal consequência desses movimentos migratórios para as regiões mais desenvolvidas do Brasil foi o surgimento das chamadas ilhas econômicas, onde ficava concentrado um grande número de habitantes. Consequentemente, nesses locais havia também um maior avanço urbano e industrial, devido às atividades econômicas, como aconteceu na Amazônia (borracha), no Sudeste (café), no Nordeste (cana-de-açúcar) e em Minas Gerais (mineração).
As cidades que ocupavam os locais das ilhas econômicas se tornaram bastante desenvolvidas, como o Rio de Janeiro, que devido à sua proximidade em relação aos novos centros urbanos brasileiros, se tornou a principal cidade da colônia, e, com isso, todas as importações e exportações eram feitas através de seu porto. Por isso,