aluno
Pessoas com diabetes devem evitar os açúcares presentes nos doces e carboidratos simples, como massas e pães, pois eles possuem um índice glicêmico muito alto. Quando um alimento tem o índice glicêmico baixo, ele retarda a absorção da glicose, que não se concentra no sangue. Mas, quando o índice é alto, esta absorção é rápida e acelera o aumento das taxas de glicose no sangue, gerando uma hiperglicemia. Os carboidratos devem constituir de 50 a 60% das calorias totais ingeridas pela pessoa com diabetes. Também é importante que a dieta do portador de diabetes seja balanceada, cortando os excessos de gordura e priorizando o consumo de frutas e vegetais.
As recomendações nutricionais para esses indivíduos não são tão diferentes da população em geral deve - se manter . Uma alimentação equilibrada ou seja contém todos os nutrientes: carboidratos, proteínas, gorduras, sais minerais, vitaminas, fibras vegetais e água.
Dicas para uma boa alimentação
Faça o fracionamento da dieta, fazendo de cinco a seis refeições ao dia, a cada três horas, com alimentos variados em pequena quantidade.
Mantenha a boa hidratação, consumindo em média dois litros de água por dia - se não houver nenhuma restrição.
Evite frituras e alimentos gordurosos. Prefira assados, grelhados e cozidos.
Atenção ao consumo de sal! Tempere os alimentos com ervas aromáticas, temperos naturais. Eles realçam o sabor dos alimentos, além de enriquecer o valor nutricional.
O quadro de alimentação de um paciente com diabete deve se sempre acompanhado por um medico ou nutricionista para auxiliar a montar um plano