aluno
Análise administrativa é a disciplina de identificação das necessidades do negócio e determinar as soluções para os problemas empresariais. Soluções muitas vezes incluem um componente de desenvolvimento de sistemas, mas também podem consistir em melhoria de processos, mudanças organizacionais ou de planejamento estratégico e desenvolvimento de políticas. A pessoa que realiza esta tarefa é chamada de analista de negócios. É um processo de trabalho, dinâmico e permanente, que tem como objetivo efetuar diagnósticos situacionais das causas e estudar soluções integradas para os problemas administrativos, envolvendo, portanto, a responsabilidade básica de planejar as mudanças, aperfeiçoando o clima e a estrutura organizacionais, assim como os processos e métodos de trabalho.
Os pontos fundamentais da análise administrativa, dentro de um enfoque comportamental, são apresentados esquematicamente a seguir e basicamente em dois momentos distintos.
Diagnóstico situacional das causas: busca identificar não só o clima e a estrutura da organização, mas também seus métodos e processos de trabalho, o que se pode conseguir, em princípio, por meio das fases de levantamento de dados e crítica respectiva.
Intervenção planejada, envolvendo:
O estudo das soluções dos problemas, compreendendo, de início, as fases de planejamento da solução e competente crítica;
O planejamento das mudanças, efetivado, em linhas gerais, nas fases de implantação e controle dos resultados.
Processo:
. Condições ótimas - Apoio da administração estratégica, inclusive definindo os objetivos das mudanças. - Perspectiva global da empresa. - Integração necessidades indivíduo x organização. - Enfocar organização como sistema aberto.
. Dificuldades básicas - Envolvimento positivo público interno. - Tempo razoável de intervenção - Atingir a cultura da organização, introduzindo as mudanças necessárias.