Aluno
Luiz Carlos Garcia de Abreu
Questões:
1) Qual a relação do Big Bang com a origem da vida?
2) Faça uma breve síntese dobre Darwin pesquisador e por fim: quais as características que fazem do homem um ser particular entre os primatas?
3) A partir do subcapítulo " Uma nova opção adaptativa" faça um gráfico com nomes e datas da evolução humana.
4) Quais as implicações e consequências do pensamento de Darwin?
5) O que é Darwinismo social? Tem alguma relação com o pensamento de Darwin?
Respostas:
1) O evento do Big Bang foi a fonte de toda a matéria e energia existentes hoje no Universo, consequentemente, também da matéria que constitui a Terra e da energia que torna a manutenção da vida no planeta possível.
2) Darwin foi o homem que, através de suas pesquisas e publicações, popularizou, evidenciou e refinou a teoria evolutiva inaugurada por Lamarck.
O que torna o homem especial entre os primatas são algumas características evolutivas que foram essenciais para que a humanidade se desenvolvesse, entre elas estão: a inteligência, a habilidade manual, a capacidade de fabricar instrumentos e a bipedia.
3) “Uma Nova Opção Adaptativa”:
4) As teorias de Darwin foram um grande avanço para a ciência como um todo, visto que tratam da natureza do homem, mas o que há de mais significativo em Darwin em relação a outros grandes avanços científicos é a particularidade filosófica de atacar o teocentrismo não com humanismo (antropocêntrico), mas com o realismo científico (naturalista) que não dispõe de um ser como centro do Universo, mas dá valor ao poder de influência do meio.
5) O Darwinismo social nada mais é do que uma distorção do pensamento de Darwin aplicada a sociedade atual.
Segundo os difusores dessa teoria, já que a seleção natural não se aplica mais ao ser humano (ao menos não totalmente), deveria ser aplicada então uma seleção artificial, prática conhecida como eugenia, de forma que fossem eliminadas não só características