Aluno
A tensão é medida em newtons segundo o sistema internacional de unidades, sempre mensurada paralelamente à corda em que se aplica. Há duas possibilidades básicas de sistemas formados por corda e objeto: ou aceleração é zero e o sistema está em equilíbrio, ou existe aceleração e, portanto, há uma força resultante. Note que em ambos os casos a massa da corda será assumida como desprezível.Um sistema terá uma força resultante quando a soma de todas as forças é diferente de zero. Aceleração e força resultante são coexistentes.
\sum_ {} \vec{F} \ne 01
Considere agora o mesmo sistema mencionado acima, exceto por sua velocidade estar aumentando durante o tempo. Nesse caso haverá diferença de velocidade, e consequentemente, aceleração positiva, o que provocará uma força resultante apontada para cima, indicando |mg| < |T|.
\sum \vec{F} = T - mg \ne 01
Em outro exemplo, suponha que dois corpos 1 e 2 possuindo massas m_1 e m_2, respectivamente, conectadas umas às outras por uma corda inextensível sobre uma polia sem atrito. Haverá duas forças atuando sobre o corpo 1: seu peso (P_1=m_1g) o atraindo para baixo, e a tensão T na corda, puxando-o para cima. Se a massa do corpo 1 for maior que a do corpo 2 (m_1 > m_2), haverá força resultante F_1, sendo P_1-T, e então m_1a=m_1g-T.