resumo maquiavel
O autor também publicou diversas obras, sendo as mais conhecidas: ”A Mandrágora” ,”A Arte da Guerra” e “Comentário Sobre a Primeira Década de Tito Lívio” .O livro trata-se de um manual para governantes, dividido em 26 capítulos , é uma orientação prática de politicas que devem ser tomadas para conquistas e/ou manutenções de poder..
Logo, no início do livro, o autor descreve 3 tipos de principados: hereditários, os novos e os mistos, cujo cada um afetaria os modos de governar de um príncipe. No Principado hereditário onde o trono é passado para o sucessor, o príncipe teria maiores chances no poder. Os novos principados é bem mais complicado,é quando um cidadão comum chega ao poder, e para isso ocorrer preferencialmente deve-se conhecer e fazer favores pela comunidade .O misto é quando sua origem da- se a partir de Estados conquistados que são anexados a um Estado antigo.
Para se conseguir um principado era necessário ser possuidor de virtu e fortuna - pelo exercício da virtu , o governante deve contar, para ter sucesso, sua própria capacidade de adaptação aos acontecimentos que o levaria ao poder. A ideia de fortuna representa às circunstâncias, ao tempo presente e as necessidades do mesmo, a sorte da pessoa. O politico com virtu verá na fortuna possibilidade de construir uma estratégia afim de controla-la e alcançar seus objetivos.
Quando um Príncipe toma um Estado, e logo de primeira tenta mudar os costumes da comunidade, corre o risco do mesmo sofrer conspirações e rebelioes vindas da comunidade. Uma vez o governante