Aluno
Na física entendemos os conceitos de ondas na área da música o estudo dessas freqüências, são utilizados para compreender a formação de sons, que se unem formando o que podemos chamar de sons musicais, ou simplesmente Música.
Aparentemente telecomunicações e música não possuem similaridade alguma, mas a proposta do tema mostra a relação existente entre ambas as partes, através de um ponto de partida: Ondas sonoras e o Estudo de freqüências.
Esta é a razão da escolha do tema que tem objetivo de comparar e mostrar conhecimentos obtidos na música, e conhecimento que alcançamos ao longo do curso.
2. Ondas Sonoras, natureza do Som
As ondas sonoras nos fluidos são ondas longitudinais mecânicas, isto é, são ondas em que a direção de propagação coincide com a direção de vibração das partículas do meio. Nosso ouvido ao ser atingido por uma onda sonora tem a capacidade de converter a variação de pressão no ar em estímulo nervoso, o qual ao alcançar o cérebro, dá-nos a sensação auditiva, o som.
Quando a onda sonora é produzida pela vibração periódica de uma fonte, individualiza-se para o ouvinte, um som musical. Individualiza-se assim uma onda de pressão periódica, isto é, uma onda sonora que produz a sensação auditiva denominada som musical.
No entanto, nosso ouvido não é capaz de registrar ondas sonoras cuja freqüência seja inferior aproximadamente 20 Hz, as quais podem chamar de infra-sons. Igualmente nosso ouvido