Filosofia
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB
BACHALERADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância 3
1. Identifique as grandes características de cada período histórico da filosofia tendo por base a ideia de que os antigos são fisiocêntricos, os medievais são teocêntricos e os modernos são antropocêntricos?
2. Em que medida poderia dizer que hoje em dia há pessoas que vivem de modo antigo, de modo medieval, ou de modo modernos? Faça-o com exemplos.
3. Há diferença entre o conceito kantiano de modernidade, apresentado ao falar de
Iluminismo, e o conceito que normalmente temos de modernidade? Qual é a diferença? 4. Falamos cada vez mais em “crise da modernidade”, ou em “pós-modernidade”? O que se pode entender com essas expressões? De que forma elas mostram algo que se percebe como presente na vida prática das pessoas?
Resposta à 1ª: A filosofia antiga inicialmente se atem ao pensamento do homem como parte de uma comunidade, para então, após a queda das cidades estados, surgir a ideia do individuo capaz de realizações e felicidade independente da comunidade, porem sujeito as leis alheia.
Na filosofia medieval, o individuo esta suscetível à vontade divina, assim como a verdade só é revelada por Deus e a Igreja como fomentadora do conhecimento e criadora das leis.
Na filosofia moderna, o homem enxerga a verdade a partir de si, e sua felicidade lhe é natural. As leis são aquelas que ele cria ou aceita de outros para uma harmonia, aceitando o contrato social, e o estado subserviente ao individuo.
Resposta à 2ª: A meu ver, o modo medieval está naqueles que seguem suas religiões como a verdade absoluta, e não sua fé como filosofia, o modo antigo