ALUNO
Pressuposto para o sucesso
Julio Almeida Junior1
Resumo: A teoria da Liderança Servidora nasce com a publicação do livro ¨O Monge e o Executivo – Uma História Sobre a Essência da Liderança” de autoria de James Hunter. Nele o autor acredita que liderar não é ser “chefe”. Liderar é servir. Para Hunter, muitos têm consciência de que estão falhando com suas equipes, e que liderar é inspirar e influenciar pessoas a fazerem a coisa certa, de preferência entusiasticamente e visando o bem comum. O desenvolvimento de liderança e a construção do caráter são a mesma coisa – ambos exigem mudança. Os princípios da liderança servidora podem ser aprendidos e aplicados por quem tem vontade e a intenção de mudar, crescer e melhorar. É preciso praticar diariamente as habilidades da liderança servidora para que elas se tornem um hábito. Que é necessário um processo de melhoria contínua, muito feedback dos integrantes da equipe e disposição do líder para assumir os riscos para eliminar a distância entre o que você é e o que você precisa mudar.
Palavras-Chave: liderança, servir, atitude.
1. INTRODUÇÃO
A discussão sobre liderança e os tipos de líderes da atualidade surgiu da necessidade de compreender estes modelos e a sua importância nas organizações.
A teoria da Liderança Servidora nasce com a publicação do livro “O Monge e o Executivo – Uma História Sobre a Essência da Liderança” de autoria de James Hunter. Nele o autor acredita que liderar não é ser “chefe”. Liderar é servir. Para Hunter, muitos têm consciência de que estão falhando com suas equipes, e que liderar é inspirar e influenciar pessoas a fazerem a coisa certa, de preferência entusiasticamente e visando o bem comum. O desenvolvimento de liderança e a construção do caráter são a mesma coisa – ambos exigem mudança. Os princípios da liderança servidora podem ser aprendidos e aplicados por quem tem vontade e a intenção de mudar, crescer e melhorar.