Redes
Instituto de Ciências Exatas e Informática — Sistemas de Informação
Prof.: Marco Borges
Disciplina: Laboratório de Computação I o 2 Semestre de 2013
Estruturas de Dados Matriz
1) Uma matriz irregular é uma estrutura de dados que generaliza a noção de um vetor. Uma matriz pode ter várias dimensões. Vamos nos deter às matrizes de duas dimensões apenas. Quase todas as regras válidas para vetores são válidas para matrizes também. Para facilitar podemos enxergar uma matriz bidimensional como um “vetor de vetores”, ou seja, um vetor em que cada elemento é outro vetor. Isso é tão verdadeiro que a característica principal de uma matriz irregular é que cada linha pode ter um número de colunas diferente! Ou seja, cada linha pode ser de tamanho diferente das demais sem problema algum. Tanto uma matriz irregular quanto uma matriz retangular são estruturas de dados homogêneas, isto é, todos os seus elementos são do mesmo tipo. Em uma matriz retangular, o número de colunas em cada linha é o mesmo sempre. Esta é a diferença entre as matrizes irregulares e as retangulares: nas irregulares o número de colunas pode ser diferente para cada linha e nas retangulares o número de colunas é o mesmo para todas as linhas.
No código abaixo existe um procedimento que lê uma matriz irregular de números reais (float) da entrada-padrão (o teclado). Além disso, existe um procedimento que imprime os elementos de uma matriz regular na saída-padrão (a console).
Inspirado nesses dois procedimentos, escreva um procedimento que imprima uma matriz irregular na console e outro procedimento que leia uma matriz regular do teclado. O procedimento Main() já possui as declarações de duas variáveis do tipo matriz de float e as chamadas aos procedimentos.
/*
Este procedimento lê uma matriz bidimensional irregular de números reais da entrada-padrão (console).
*/
static void leMatriz(float[][] m)
{
for (int i = 0; i < m.Length;