aluno
Patrícia Norberto de Sousa¹.
RESUMO
Esta pesquisa trata-se de uma revisão bibliográfica, que se utilizou de 05 artigos científicos e 01 livro de cunho acadêmico, usando-se como limite temporal o período dos anos de 2006, 2008, 2009 e 2010, tendo como objetivo de abordar a etiologia de desordens funcionais no sistema mastigatório.
Palavras-chave: Desordens temporomandíbulares; fatores etiológicos; oclusão.
ABSTRACT
This research it is a literature review, which used 05 scientific articles and 01 book imprint academic, using as temporal limit the period from 2006, 2008, 2009 and 2012, with the aim of addressing the etiology of functional disorders the masticatory system.
Keywords: Temporomandibular Disorders; etiological factors; occlusion.
INTRODUÇÃO
Os distúrbios do sistema mastigatório, ao passar dos anos vêm apresentando grande variedade de termos, com isso podendo causar muitas confusões na área. Eles são freqüentes em pacientes com desordem temporomandibular, fazendo assim necessário o tratamento odontológico que pode contribuir para a remissão destes. Costen afirmou que:
A perda de suporte dental posterior e a conseqüente alteração no posicionamento do côndilo da mandíbula poderiam resulta em um conjunto de sintomas, dentre eles otológicos. (COSTEN, 1934, p. 3)
Com este fato, a origem de sintomas otológicos em pacientes com DTM, como sensação de plenitude auricular, o zumbido, a otalgia, a vertigem, a prurido na orelha externa e a sensação de perda auditiva estão sendo levadas em consideração na relação automofuncional entre articulação temporomandibular (ATM), músculos inervados pelo trigêmeo e estruturas do ouvido. Apesar de os sinais e sintomas dos distúrbios do sistema mastigatório seja comum, a compreensão de suas causas são muito complexas. REVISÃO DE LITERATURA Os desenvolvimentos dos distúrbios