FEG - Fibro Edema Geloide
Trata-se de uma afeção benigna que, embora não ponha em risco a vida, nem seja incapacitante, compromete a função do tecido tegumentar, com consequências que afetam a vida afetiva, causando importante desconforto emocional podendo conduzir a diminuição das atividades funcionais ou mesmo a problemas psicossomáticos. Este surge cada vez mais cedo, sendo mais frequente na puberdade, e atinge 85-98% dos indivíduos do sexo feminino, não respeitando mesmo as mulheres magras.
Sistema Tegumentar O sistema tegumentar é constituído pela pele e tela subcutânea, juntamente com os anexos cutâneo, recobrindo toda a superfície do corpo, tendo como função: proteger o organismo contra a perda de água por evaporação e contra o atrito, proteção, regulação da temperatura do organismo, excreção, sensibilidade tátil e produção de vitamina D. (GUIRRO & GUIRRO; WEIMANN, 2004).
Pele
A pele representa 12% do peso seco total do corpo com peso de aproximadamente 4,5 quilos, e é o maior sistema de órgãos expostos ao meio ambiente, que reveste e delimita o organismo protegendo-o, através de suas inúmeras funções. Um pedaço de pele com aproximadamente 3 cm de diâmetro contém: mais de 3 milhões de células, entre 100 e 340 glândulas sudoríparas, 50 terminações nervosas e 90 cm de vasos sanguíneos. Estima-se ainda que existam em torno de 50 receptores por 100mm² - milímetros quadrados, num total de 640.000 receptores sensoriais. O número de fibras sensoriais provenientes da pele que entram na medula espinhal por via de raízes posteriores é superior a meio milhão. Ocorre acentuado declínio no número dessas estruturas ao longo da vida. (AZULAY,1999 & GUIRRO, 2004).
É um órgão de constantes alterações, com certo grau de impermeabilidade, tem como função: defesa como elemento químico e físico (queratinização e manto lipídico) e imunológico (anticorpogênese) é ainda dotado de capacidade renovadora e de reparação, tendo como principal função, a conservação