Historia das mentalidades
340 palavras
2 páginas
Na obra o que é Historia das mentalidades a autora vai trabalhar com uma História nova, que é a terceira geração da escola dos annales, levantando a questão da importância da historiografia que quer nos dizer que é como escrevemos a história e como ela muda de autor para autor, pois cada autor deixa nela a sua marca. Ressalta a importância de se estudar a história a partir da visão de toda a população, criticando a história contada pelas elites onde é retratada apenas a história de uma pequena parcela da população, ou seja, a historia nova vem dar voz aos oprimidos. O que compõe a história das mentalidades são eles o popular, os silêncios, o literário, a cultura e os sentimentos. Mas particularmente o cotidiano. O livro o que é história das mentalidades fala do inconsciente coletivo ele quer mostrar não só a história, mas como ela foi vivida por todos não somente pela classe dominante, estudando o material e o espiritual a fim de adquirir um conhecimento mais amplo.
A história deve ser contada através de diversos olhares onde a história nova irá trabalhar com a interdisciplinaridade, ou seja, ela vai englobar diversas áreas do saber, pois tudo tem uma história e tudo deve ser utilizado como fonte histórica e cabe ao historiador definir qual o melhor método de pesquisa que será utilizado.
Nos historiadores devemos deixar de lado a historia factual e trabalhar embasado na historia nova, pois assim teremos um campo mais amplo de pesquisa. Há quem acredita q devemos ser imparciais, ou seja, contar os fatos como ele realmente aconteceu, mas isso faz com que a historia seja algo “chato” e conte somente a historia das grandes conquistas, mas no meu ver devemos sim ser parciais expondo nossas ideias, questionar se realmente aconteceu daquela forma, mas para que isso seja feito temos que ter embasamento teórico e acredito que dessa forma poderemos adquirir um conhecimento mais profundo sobre nossas pesquisas.