Paper historia das mentalidades
Lucas Gonçalves da silva
Prof°eloisa barreto klein
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso de historia – HID0272
29/06/2013
Resumo
Este artigo objetiva a analise critica e reflexiva da historia das mentalidades, a problematização dos seus métodos e a delimitação do objeto, propondo então ,métodos de ensino aprendizagem que otimizem a aplicação e os resultados tanto em sala de aula como no campo de produção de conhecimento.
Palavras chave:historiografia,subjetivo,conhecimento.
1 Introdução
A modalidade Historia das mentalidades é uma corrente historiográfica focada nas visões de mundo que valoriza o pensar o sentir dos homens inseridos em um determinado contexto sócio temporal. Valoriza mais o espírito ,busca estabelecer elos do individuo com o coletivo utilizando as mais variadas fontes históricas.seus temas favoritos são as historias dos excluídos seus medos , suas crenças, suas vontades.
VOVELLE, Michel 1991 afirma que, a história das mentalidades: estudo das mediações da relação dialética entre, de um lado, as condições objetivas da vida dos homens e, de outro, a maneira como eles narram e mesmo como a vivem. [...] O estudo das mentalidades, longe de ser um empreendimento mistificador, torna-se, no limite, um alargador essencial do campo de pesquisa
2 Origem da historia das mentalidades
Historia das mentalidades teve a sua gênese ligada a escola de analles ,que em 1920 e 1930 abordou a historia por outro prisma ,valorizando então o comportamento , a evolução psicológica e atitudes mentais coletivas ,dando ênfase não somente a elite mas também a toda população .
MARTIN, 2000 “ Depois da fundação dos Annales..., o historiador quis-se e fez-se economista, antropólogo, demógrafo, psicólogo, linguista...,há uma história econômica..., uma maravilhosa história geográfica..., uma demografia histórica...; há mesmo uma história social... Mas se a história