Aluno
Os materiais a serem utilizados na execução dos aterros devem ser provenientes das escavações referentes á execução dos cortes e da utilização de empréstimos, devidamente caracterizados e selecionados com base nos estudos geotécnicos desenvolvidos através do projeto de engenharia.
Os materiais de empréstimos devem se enquadrar em vários fatores mecânicos e fisicos, descritos a seguir:
Ser preferencialmente utilizados, de conformidade com sua qualificação e destinados prévia fixada no projeto.
Ser isentos de materiais orgânicas (ramos, folhas, troncos, raízes, ervas, lixo ou quaisquer detritos orgânicos), micas e diatomáceas. Não devem ser constituídas de turfas ou argilas orgânicas.
Para efeito de execução do corpo do aterro, apresentar capacidade de suporte adequada (ISC>2%) e expansão menor ou igual a 4% quando determinados por intermédio dos ensaios (Compactação e Indice Suporte California).
O teor de humidade dos solos a aplicar nos aterros deve ser tal que permita atingir o grau de compactação exigida, não podendo, no entanto, exceder em mais de 15% o teor ótimo em humidade referido ao ensaio de compactação.
Compactação em laboratório
Os Ensaios laboratoriais de compactação tipo Proctor surgiram da necessidade de controlar os resultados conseguidos durante os trabalhos de compactação em obra. Os ensaios consiste na compactação de uma amostra de solo num molde, determinando-se o teor de água e o peso volumétrico seco. A repetição deste procedimento para diferentes quantidades de água adicionadas ao solo permite obter a curva de compactação.
Compactação em campo
Para escolha do material de compactação mais conveniente e para a determinação das condições em que deve ser executada a compactação, é aconselhável a construção de um aterro experimental com os tipos de solos predominantes, segundo as seguintes normas:
- Seleciona-se uma área no local com 30 m de comprimento por 15.0 m de largura, removendo-se o solo orgânico