aluno
Formação do examinador
O que se exige é uma intuição crítica rigorosamente formada. A pessoa que interpreta o TAT deve ter um lastro fundado na experiência clínica, obtida por meio da observação, de entrevistas e de aplicação de testes com todo o tipo de paciente. Convém ter conhecimento de psicanálise e certa prática em traduzir o imaginário dos sonhos e da linguagem corrente em componentes psicológicos básicos.
Deve ter tido meses de treino no uso deste teste específico, muita prática em analisar histórias, o que permite confrontar as conclusões com os fatos conhecidos das personalidades estudadas pormenorizadamente.
Dados básicos exigidos
Deve ter conhecimento dos seguintes dados básicos: idade e sexo do sujeito; se seus pais estão vivos ou separados; idade e sexo dos irmãos; a profissão e o estado civil do direito. Precisa desses dados para que o examinador não tenha dificuldades em se orientar na leitura das histórias.
Tipos de análise de conteúdo
Analisar cada evento sucessivo:
1-à força ou às forças provenientes do herói
2- à força ou às forças provenientes do meio – a força originária é designada pressão
Herói.
Reconhecer o personagem com o qual o contador mais se identificou, este é aquele cujo ponto de vista adotou, cujos sentimentos e motivos foram retratados com mais profundidade. Em geral é o que mais se parece com o sujeito, tendo a mesma idade, mesmo gênero, status ou papel. Geralmente este herói que pode ser tanto feminino ou masculino, é uma das pessoas que está na prancha.
Identificação do sujeito com a personagem muda no curso da história; duas forças de personalidade do sujeito podem estar representadas por dois personagens diferentes.
O sujeito pode contar uma história contendo outra história o que acontece quando o herói observa ou ouve coisas relacionadas com acontecimentos em que outro personagem está comprometido de forma importante. Em seguida o sujeito pode identificar se com