Aluno
O filme documenta os casos de trabalhadores em plantações que processaram a Dole alegando que eles se tornaram estéreis por causa do pesticida DBCP que era usado nas plantações na década de 70.
O problema é que muitos advogados espertinhos se aproveitaram do momento e entraram com milhares de processos, em sua maioria fraudulentos, que teriam custado um total de 40 bilhões de dólares para a Dole. Muitos dos processos continham pessoas que nem haviam trabalhado nas plantações. O resultado foi que os trabalhadores que realmente haviam ficado estéreis por causa do pesticida nao receberam nada, mesmo que a companhia tenha continuado a usar o pesticida de 1977 até 1980, mesmo depois da ligação do pesticida com esterilidade ter sido descoberta. A fábrica produtora do pesticida, a Dow, parou de produzir e anunciou um recall depois da Agencia de Protecão Ambiental dos EUA baniu o uso deste inseticida.
Isto nos remonta aos anos 50 quando a empresa americana United Fruit explorava a Guatemala, uma das chamadas Repúblicas das Bananas. Um popular presidente, Jacobo Arbenz Guzman, havia nacionalizado 1.5 milhões de acres para os sem-terra. Antes disto 2.2% dos donos de terra possuíam 70% das terras, que incluia as da United Fruit. Acontece que os donos da United Fruit eram muito amigos dos irmãos Dulle, secretário de estado e diretor da CIA. O resto e história, a CIA enviou mercenários, treinou grupos de milícia, bombardeou a capital e organizou o golpe de estado que colocou o fantoche dos EUA Castillo Armas no poder, que deu de volta para a United Fruit Co, e o resto dos 2.2% dos latifundiários todas as terras de volta. Os ditadores militares que governaram a Guatemala nos próximos 30 anos mataram 100.000 cidadãos e a CIA deu a operação como sucesso.