Aluno
Nutrição 2º Período 2012.2
Aluno: Sandy Martins
Pesquisa sobre Alimentos Transgênicos relacionada a Dietoterapia
Alimentos Transgênicos: Alimentos transgênicos são organismos geneticamente modificados (OMG), porque são lhes adicionados genes de outras espécies, de forma a conferir-lhes características que antes não tinham. Com o avanço da ciência, há a possibilidade de transferir genes do DNA de um ser vivo para outro. Estes genes transferidos para outro ser vivo passam a ser denominados de transgenes, daí o nome dado a “Alimentos Transgênicos”. Deste modo, um transgênico é um organismo que tem uma sequência de DNA, ou parte do DNA, de outro organismo, ou até mesmo de uma espécie diferente. OGM e alimentos transgénicos não podem ser considerados sinónimos pois todos os alimentos transgénicos são um OGM, mas nem todos os OGM são alimentos transgênicos.
ENGENHARIA GENÉTICA E MANIPULAÇÃO DE TRANSGÊNICOS Com o decorrer do tempo o homem tem procurado melhorar a qualidade dos produtos que consome, inicialmente de modo empírico e mais recentemente através de modificações genéticas. Hoje em dia a qualidade e a durabilidade dos alimentos é uma preocupação das sociedades civilizadas ao nível mundial. Dado isto, a sua atenção tem sido focada no sentido de melhorar a qualidade dos alimentos, nomeadamente no que diz respeito às propriedades nutricionais e organolépticas dos alimentos. Outra preocupação importante tem sido com a rapidez e o grau de deterioração dos alimentos, particularmente no caso dos frutos e vegetais.
OBJECTIVOS DA ENGENHARIA GENÉTICA PARA OS ALIMENTOS · Resistência das colheitas aos herbicidas, insetos, doenças e seca;
· Fixação do azoto atmosférico por plantas de cultivo;
· Tolerância aos solos salinos e às cheias;
· Aumento do valor nutritivo das proteínas armazenadas;
· Tolerância ao frio em colheitas tropicais e subtropicais;
· Aumento do período de armazenamento de frutas e vegetais;
·