aluno
R: A estratégia da empresa consiste do conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa. A estratégia é o planejamento do jogo de gerência para reforçar a posição da organização no mercado, promover a satisfação dos clientes e atingir os objetivos de desempenho. As estratégias têm características particulares sobre o meio a qual influenciam por isso suas diferenças serão destacadas da seguinte maneira:
ESTRATÉGIA CORPORATIVA: Orientam e conduzem a corporação em seu ambiente global, econômico, político e social. Consiste das mudanças feitas para estabelecer posições comerciais em diferentes indústrias e abordagens usadas para gerenciar o grupo de negócios da empresa. Por exemplo, podemos citar a estratégia corporativa do Banco Votorantim, que segundo o próprio site do banco, tem como estratégia corporativa “visar consolidar-se entre os três principais bancos privados nacionais, sendo reconhecido pela orientação de servir seus clientes e parceiros de forma sustentável, por meio de relacionamentos de longo prazo e alavancando sinergias com o BB. Para tanto, o Banco possui um portfólio diversificado de negócios, internamente classificados em Atacado e Varejo”.
ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO: Estabelece a missão e objetivos individuais, bem como definir como pretende competir em seus mercados. Cada unidade de negócio na corporação precisará elaborar sua própria estratégia de negócio, ou seja, orienta o negócio em um ambiente que consiste em seus consumidores, mercados e concorrentes, incluindo, é claro, a corporação da qual faz parte. Dentro do negócio cada função precisará considerar qual papel em termos de contribuição para os objetivos estratégicos e/ou competitivos do negócio. Todos os setores, produção, marketing, finanças, pesquisa e desenvolvimento e outros, precisarão traduzir os