Aluno de direio
Curso: Ciência Jurídica
Disciplina: Ciência Política
Data: 20/06/2012
Referência Bibliográfica:
CORTELLA, M.S; RIBEIRO, R.J. Política para não ser Idiota. São Paulo: Editora Papirus, 2010, 1ª edição, 112 páginas.
Sobre os Autores:
Mario Sergio Cortella:
É um filósofo brasileiro, mestre e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também é professor-titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da pós-graduação em Educação (Currículo), além de professor-convidado da Fundação Dom Cabral.
Foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992) e é autor, entre outros livros, de “A Escola e o Conhecimento, Nos Labirintos da Moral”, com Yves de La Taille, “Não Espere Pelo Epitáfio: Provocações Filosóficas, Não Nascemos Prontos!” e “O que a Vida me Ensinou - Viver em Paz para morrer em Paz”. Fez o programa "Diálogos Impertinentes" na TV PUC, no Canal Universitário.
Renato Janine:
É um filósofo brasileiro conhecido, sobretudo por seus trabalhos sobre o pensador inglês Thomas Hobbes, acerca da cultura política nas “sociedades ocidentais dissidentes” (entre as quais inclui o Brasil e a América Latina) e por sua participação no debate político brasileiro. Desde 1993, é professor titular de Ética e Filosofia Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH), onde começou a lecionar em 1975, tendo-se, porém afastado do exercício deste cargo em 2004 para assumir a Diretoria de Avaliação da Capes, órgão legalmente incumbido da avaliação e eventual fechamento dos programas de pós-graduação existentes no Brasil, que exerceu até outubro de 2008.
Concluiu o curso universitário de filosofia na USP; depois, fez na Universidade de Paris I (Sorbonne) o seu mestrado em 1973. Mais tarde, já de volta ao Brasil, concluiu o seu doutorado pela Universidade de São Paulo. Iniciou-se academicamente