aluminio
FABIO DE SOUZA LOPES
JANKELLY MELOO
JOÃO HENRIQUE DA SILVA BATISTA
RICARDO RIBAS
ROBERTO DE CARVALHO
ALUMINIO E SUAS LIGAS
Curitiba
2014
FABIO DE SOUZA LOPES
JANKELLY MELOO
JOÃO HENRIQUE DA SILVA BATISTA
RICARDO RIBAS
ROBERTO DE CARVALHO
ALUMINIO E SUAS LIGAS
Trabalho sobre Aluminio e suas Ligas para a disciplina de Tecnologia Mecânica dos Materiais do Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba – CEEP, sob a orientação do Professor Romano.
CURITIBA
2014
INTRODUÇÃOAtualmente é impossível imaginar o mundo sem o alumínio e suas ligas, pois ao olhar a nossa volta percebemos que uma infinidade de produtos que dependem dele, seja em nossas casas, nas indústrias (automobilística, aeronáutica, naval, bélica), na transmissão de energia elétrica ou até mesmo em tecnologias aeroespaciais. Além da sua alta condutividade elétrica e térmica, baixa densidade, ductilidade, dentre outras, pode-se obter outras propriedades extraordinárias ao combiná-lo com elementos ligantes.
O ALUMINIO
A história do alumínio está dentre as mais recentes no âmbito das descobertas minerais. O alumínio foi descoberto por Sir Humphrey Davy em 1809, tendo sido isolado pela primeira vez em 1825 por H. C. Oersted; porém, apenas em 1886 foi desenvolvido um processo industrial econômico de redução. Nesse ano, dois cientistas trabalhando independentemente, Charles Martin Hall, nos Estados Unidos, e Paul Héroult, na França, inventaram o mesmo procedimento eletrolítico para reduzir a alumina em alumínio.
A bauxita, formada por uma reação química natural, causada pela infiltração de água em rochas alcalinas que entram em decomposição e adquirem uma nova constituição química, é considera como uma matéria-prima para obtenção, pelo processo Bayer, da alumina pura. Dentre os países mais importantes possuidores dessa matéria-prima, estão a Jamaica, Suriname e Guiana Inglesa.
O alumínio é produzido em quantidades maiores do que