Análise Critica do Marketing Filme Obrigado por Fumar
Análise crítica do filme: “Obrigado por fumar” – Jason ReitmanCenários analisados:
De um lado as empresas fabricantes de cigarro, representadas pelo lobista Nick Naylor, vice-presidente da Academia Americana de Estudos do Tabaco, cujo papel é defender o uso do tabagismo como sendo algo que não faz mal, visto não haver estudo que comprovem tal fato. Preocupam-se com a queda das vendas do cigarro para os jovens, considerados o público alvo. Sua organização compra a mídia e suborna usuários vítimas de câncer.
De outro lado o Governo Americano, representado por um senador com um projeto de lei para inserir nos maços de cigarro a palavra veneno junto com a imagem de uma caveira. O Senador conta com o apoio de entidades que atuam contra o fumo.
Tipos de marketing utilizados:
Marketing Institucional - As empresas de tabaco, por meio do seu representante Nick Naylor buscam obter um conceito positivo de sua imagem perante a sociedade, por meio de argumentos convincentes e da exposição na mídia. Procuram influenciar o comportamento da sociedade defendendo o livre-arbítrio onde cada um é responsável por si mesmo e por suas decisões;
Marketing Direto – Utilizam diversos tipos de mídia que interagem diretamente com os consumidores, como a estratégia do cinema hollywoodiano. Visto que o marketing de cigarros sempre esteve associado à glamour, sucesso, sensualidade e liberdade, Naylor sugere subornar produtores de Hollywood para os atores fumarem em cena;
Marketing Social – Nick Naylor informa que estão prestes a lançar a campanha “Anti-Tabagismo Juvenil” de 50 milhões de dólares com o objetivo de conscientizar as crianças a não fumarem. “Não há nada mais importante que nossas crianças”. No entanto, desejam que esta “publicidade” não impacte nas vendas. Ao invés de investirem em outras campanhas sociais subornam o homem de Malboro que está com câncer, em uma tentativa de calá-lo perante a mídia.
Marketing Individualizado – Durante