Estudo de Mercado de uma Ótica
ANÁLISE DE MERCADO
A cada ano que passa, o mercado ótica vem crescendo e atraindo novos empreendedores para esse tipo de comércio. Um fator de estímulo à expansão das vendas é que os óculos sob prescrição médica, antigamente um sinônimo de incômodo, acabaram virando acessório de moda, e como a Otica deseja também trabalhar com relógios, isto acaba por ser muito positivo, já que estes são vistos com esta característica.
Muitos brasileiros já estão trocando de armação bem antes que ela envelheça ou quebre, simplesmente para seguir o figurino da temporada, além disso, o crescente aumento das vendas do segmento também se deve à disseminação dos óculos de sol. Nos últimos anos, as grifes mais famosas do mundo tornaram-se acessíveis aos pequenos comerciantes brasileiros, por meio de grandes distribuidores. E todas elas lançam constantemente novidades com materiais cada vez mais leves, bonitos e resistentes.
Clientes
Analisando a Região Metropolitana de Belém, observamos que os municípios aí contidos possuem um leque amplo de estabelecimentos ativos neste ramo. Conforme a JUCEPA (Junta Comercial do Estado do Pará), 452 empresas dentro de Belém e na cidade de Ananindeua, que faz parte da grande Belém, a mais próxima, 82 empresas.
E ainda, não podemos ignorar a situação local quanto à informalidade, que na conforme pesquisa do IBGE, em 2003, o Estado do Pará, no setor do comércio e reparação, possuiu um percentual de 42,6% de empresas informais, sobre um total de 318,2 mil. E apesar dessas empresas possuírem desvantagens, como falta de proteção social ao trabalhador, restrições a créditos, impossibilidade de participar de concorrências e de vender para outras empresas, até que ocorra sua descontinuidade, que é o previsto dentro destas condições, elas acabam mudando o destino de muitas outras totalmente legalizadas. E no Estado do Pará isso é muito preocupante por possuir 98% das empresas como micro ou pequenas, entre formais e