Aluminio
1
ALUMÍNIO E SUAS LIGAS
O alumínio metálico é obtido pela redução eletrolítica da alumina (Al2O3) dissolvida em criolita líquida. O processo, chamado de Hall-Herolut foi desenvolvido em 1886 de maneira independente por Charles Hall (Estados Unidos) e Paul Heroult (França).
As primeiras aplicações do alumínio foram objetos de decoração como molduras de espelhos, travessas e utensílios domésticos. Com o tempo, cresceu a diversidade das aplicações do alumínio, de maneira que, praticamente todos os aspectos da vida moderna são afetados diretamente ou indiretamente pelo seu uso. Recentemente os maiores mercados para as ligas de alumínio são 1: embalagens para alimentos e medicamentos - 34%; industria automobilística e de transportes - 21%; construção civil (fachadas, pontes, torres, tanques de estocagem) - 17%; cabos e componentes elétricos - 9%; bens duráveis (8%); indústria de equipamentos e maquinaria - 7% e outros - 4%.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO ALUMÍNIO
Baixo peso. O alumínio apresenta densidade - 2,7 g/cm3, aproximadamente 1/3 da densidade do aço.
Excelente condutividade elétrica e térmica (de 50 a 60% da condutividade do cobre), sendo vantajoso seu emprego em trocadores de calor, evaporadores, aquecedores, cilindros e radiadores automotivos.
Resistente à corrosão atmosférica, corrosão em meio aquoso (inclusive água salgada), óleos, e diversos produtos solventes.
Ductilidade elevada (estrutura CFC) permitindo conformação de componentes com elevadas taxas de deformação.
Não é ferromagnético (característica importante para aplicações eletro-eletrônicas)
Não é tóxico e portanto, é largamente empregado em embalagens
A resistência mecânica do alumínio puro é baixa (~90Mpa), entretanto, são empregados os seguintes mecanismos de endurecimento:
Endurecimento por solução sólida (ligas não tratáveis)
Endurecimento por dispersão de partículas (ligas não tratáveis)
Encruamento (ligas não tratáveis)