Administração de cargos
A administração de cargos é um segmento da Administração de Recursos Humanos que tem por objetivo descrever e analisar os cargos para melhor conhecer as características, habilidades, aptidões e conhecimentos que precisam ter os seus ocupantes, para melhor administrá-los. Sua expressividade é caracterizada pelos produtos que oferece não só as demais áreas, como também a gestão e a política de RH. É através da administração de cargos que são definidos os principais elementos e critérios que irão estruturar os processos de recrutamento, seleção, treinamento, avaliação de desempenho, etc.
Método do escalonamento (Job Ranking): o mais antigo, que se fundamenta no simples alinhamento ou hierarquização dos cargos, com base em sumários rápidos e gerais sobre a natureza dos mesmos. O primeiro passo para a aplicação desse método é a análise de cargos. Qualquer que seja o método de análise, a informação sobre os cargos deve ser tomada e registrada em um formato padronizado, para facilitar o manuseio. Há duas maneiras de se aplicar o método do escalonamento:
-Pela definição prévia dos limites superior e inferior do escalonamento;
-Pela definição prévia dos cargos de referência (amostrais) de diversas doses do critério escolhido.
•Método das categorias predeterminadas: através do qual os cargos são comparados em termos apenas gerais, mas, desta vez com base em escala de valores definida, para medir as diferenças entre os mesmos. As categorias são conjuntos de cargos com características comuns e que podem ser dispostas em uma hierarquia ou escala prefixada de cargos: cargos mensalistas (de supervisão; de execução) e cargos horistas (especializados, qualificados e não qualificados ou braçais).
•Método da comparação de fatores: é uma técnica que engloba o principio do escalonamento. É uma técnica analítica, no sentido de que os cargos são compara dos detalhadamente com fatores de avaliação. A criação do método de comparação de fatores é atribuída