Alta carga tributária
O Brasil é o país mais burocrático que existe, devido ao fato da desordem da nossa legislação. A linguagem complicada dificulta a compreensão de nossas leis e tornam difíceis o seu cumprimento e sua interpretação.
O excesso de leis é um dos responsáveis por essa desordem legislativa, atrasando a resolução de milhares de processos que permanecem arquivados. Muitas leis “úteis” aguardam por uma aprovação no congresso enquanto dezenas de leis inúteis e absurdas são priorizadas e aprovadas. Ou seja enquanto surgem as inúmeras necessidades de melhorias em nossa economia, saúde, educação e desenvolvimento, os nossos políticos preocupam-se em agregar “modismo” e mediocridades em nossa constituição. O fato é que isso nos leva além de um retrocesso político a estagnação do nosso crescimento econômico.
COMO CONCILIAR A FUNÇÃO SOCIAL A UMA CARGA TRIBUTÁRIA ELEVADA?
TRIBUTOS – (taxas, impostos e contribuições)
Tem como função trazer melhorias sociais como prestação de serviço, obras e bem estar social, sem o tributo o Brasil não teria recursos para proporcionar tais melhorias para investimento na área social. É importante verificar a elevada carga tributária que as empresas são obrigadas a cumprir, que dificultam o desenvolvimento das mesmas tornando o produto/serviço cada vez mais caro devido aos chamados “Impostos embutidos”, onerando o consumo dos cidadãos que passariam a consumir em maior quantidade, caso não tivesse tais impostos , o que levaria um maior capital de giro e algum crescimento econômico.
Se os tributos fossem utilizados da forma correta do qual ele fora criados, atingiremos assim as funções sociais.
Diante deste cenário, as empresas estão cada vez mais realizando ações de função social.
Função social é qualquer atividade sem fim lucrativo com intuito de beneficiar a sociedade. As práticas das ações sociais aumentam os custos da empresa, no entanto, trazem diversos benefícios as empresas que as realizam, já que