EVOLUÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL
INSTITUTO GENE
MBA EM GESTÃO PÚBLICA
EVOLUÇÃO DA CARGA TRIBUTÁRIA NO BRASIL
ADILSON J. SOUZA
ANDRÉ D. GOETZINGER
KARLA KAESTNER
PATRÍCIA F. DEI RICARDI
ZENILDA DA COSTA WERNER
Trabalho elaborado para a Disciplina Finanças Públicas, Prof. Dr. Álvaro Dezidério da Luz
BLUMENAU
2008
RESUMO
O presente trabalho discorre sobre a evolução da carga tributária no Brasil, evidenciando o seu crescimento que está desassociado da contraprestação do Estado onde a população não tem retorno do investimento dessa arrecadação seja na saúde, educação, segurança, em suma, não existe a contrapartida de políticas sociais eficientes. Trata-se de identificar e referendar a realidade de outros países quanto a fixação de suas cargas tributária, pois o Brasil tem a terceira maior carga tributária do mundo entre as maiores economias mundiais, ficando atrás somente da Itália e França . Governo perfeito não existirá, porém, os Brasileiros devem exercer a função de cidadão e exigir uma solução mediante a fatos tão escandalosos que envolvem a carga tributária onde um cidadão precisa trabalhar 5 meses do ano para pagar impostos e segundo pesquisas do IBGE a previsão para a carga tributária desse ano é que ultrapasse a marca de 40% .
Palavras-chave: Evolução da Carga Tributária Nacional; Contribuintes; PIB; Governo; Reforma Tributária, Administração Pública.
1 - INTRODUÇÃO
A excessiva carga tributária nacional, um dos principais obstáculos ao crescimento da economia, é destaque, à discussão nos diversos foros da sofrida classe dos contribuintes - empresários, empreendedores, e consumidores. Poucos escapam da espoliação fiscal praticada há anos pelos vários níveis governamentais.
Neste trabalho, será feita uma breve contextualização da discrepância entre a carga tributária e desenvolvimento brasileiro, começando por demonstrar o excesso da referida carga como elemento impeditivo para um