PRATICAS GERENCIAS E ESTRUTURAS DE MERCADO
Projeto de Pesquisa
PRÁTICAS GERENCIAIS UTILIZADAS NAS EMPRESAS:
AS ESTRUTURAS DE MERCADO E A TEORIA DA CONTINGÊNCIA
São Paulo
2012
Introdução
A utilização de artefatos gerenciais pelas empresas pode estar relacionada a diversas teorias - entre elas a Teoria da Contingencia - pela qual nada é absoluto e portanto nas organizações ou na teoria administrativa tudo é relativo.
Neste sentido, as técnicas administrativas encontram uma relação funcional com o ambiente - não uma relação de causa e feito, mas sim uma relação funcional do tipo se...então - onde as variáveis ambientais são independentes e as técnicas administrativas são variáveis dependentes.
De acordo com Molinari e Guerreiro (2004) a teoria contingencial é definida como uma perspectiva teórica do comportamento organizacional que dá ênfase ao modo pelo qual determinada contingencia, como a tecnologia ou o ambiente , afeta o desenvolvimento funcionamento das organizações.
Paralelamente, considere-se a evolução da contabilidade gerencial e os novos artefatos ou técnicas gerenciais que vem sendo desenvolvidos, o que permite, do ponto de vista cronológico, identificar quatro estágios evolutivos referidos por Ittner e Larcker e que foram definidos pela IMA – Institute of Management Accounting (Instituto dos Contadores Gerenciais).
No primeiro estágio, chamado de “estagio de determinação dos custos e controle financeiro”, a ênfase é no controle. Podem ser classificados neste estágio o Custeio por Absorção, o Custeio Variável, o Controle Financeiro e Operacional e o Orçamento Anual. O segundo estágio, denominado “estagio da informação para planejamento e controle gerencial”, focaliza o planejamento gerencial, e os principais artefatos atribuídos a estágio são o Custo Padrão, o Custo Baseado em Atividades (ABC), o Método de Custeamento RKW, o Orçamento de Capital, e a Descentralização. No terceiro estágio, definido