Fisica 1º semestre
1. Conceito
É o cálculo das quantidades de reagentes e/ou produtos das reações químicas em mols, em massa, em volume, número de átomos e moléculas, realizado como conseqüência da lei de Proust, executado, em geral, com auxílio das equações químicas correlatas.
A palavra estequiometria é de origem grega e significa medida de uma substância.
Estéquio: do grego Stoikheion (elemento ou substância)
Metria: do grego metron (medida)
2. A Importância
A estequiometria é de extrema importância no cotidiano, principalmente nas indústrias ou laboratórios, pois objetiva calcular teoricamente a quantidade de reagentes a ser usada em uma reação, prevendo a quantidade de produtos que será obtida em condições preestabelecidas.
3. Revendo Conceitos sobre Relações Básicas
Elementos
[pic]
1 mol de átomos corresponde à massa atômica expressa em gramas, um número igual a 6,0 · 1023 átomos, que, se forem de um gás e estiverem nas CNTP, ocuparão um volume de 22,4 L.
Substâncias
[pic]
1 mol de moléculas corresponde à massa molecular expressa em gramas, um número igual a 6,02 · 1023 moléculas, que, se forem de um gás e estiverem nas CNTP, ocuparão um volume de 22,4 L.
4. Conduta de Resolução
Na estequiometria, os cálculos serão estabelecidos em função da lei de Proust e Gay-Lussac, neste caso para reações envolvendo gases e desde que estejam todos nas mesmas condições de pressão e temperatura.
Em seguida, devemos tomar os coeficientes da reação devidamente balanceados, e, a partir deles, estabelecer a proporção em mols dos elementos ou substâncias da reação.
Como exemplo podemos citar a reação de combustão do álcool etílico:
C2H6O + O2 → CO2 + H2O
Balanceando a equação, ficamos com:
[pic]
Estabelecida a proporção em mols, podemos fazer inúmeros cálculos, envolvendo os reagentes e/ou produtos dessa reação, combinando as relações de várias maneiras:
[pic]
Para efetuarmos o cálculo estequiométrico, vamos obedecer à seguinte seqüência: