alopecia areata
Lara Trindade de Carvalho1, Antonio Macedo D’Acri2
1 Médica graduada pela Escola de Medicina e Cirurgia/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
2 Professor da Disciplina de Dermatologia da Escola de Medicina e Cirurgia/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Correspondência
Lara Trindade de Carvalho
Rua São Francisco Xavier, 82- 502, Tijuca
20550-012 - Rio de Janeiro/RJ
Brasil
E-mail: laracarvalho_91@hotmail.com
RESUMO
A alopecia areata (AA) é uma doença que acomete homens e mulheres, sobretudo jovens, sendo caracterizada pela perda de pelos em uma ou várias áreas do couro cabeludo, podendo comprometer também a barba, os supercílios e o períneo. Como consequência, placas alopécicas tipicamente circulares constituídas de pele lisa sem sinais inflamatórios são formadas, podendo evoluir para quadros favoráveis de repilação espontânea, ou para quadros mais graves de alopecia total (progressão extensiva no couro cabeludo) ou alopecia universal (toda a superfície corporal). Acredita-se que a patogenia da AA esteja relacionada a fatores genéticos, autoimunes e ao estresse emocional. Essa revisão de literatura tem por objetivo analisar os aspectos epidemiológicos, clínicos, genéticos, autoimunes, psicológicos, diagnósticos e terapêuticos envolvidos nessa doença. Além disso, será apresentado um relato de caso atendido no ambulatório de Dermatologia no Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, a fim de aportar conhecimento cientifico no tratamento da AA.
Palavras-chave: doença autoimune, perda de pelos, doença genética
Alopecia Areata: Literature Review and Case Report
ABSTRACT
Alopecia areata (AA) is a disease that affects both men and women, primarily young adults, being characterized by hair loss in a wide area of the scalp, which may also compromise the facial hair, eyebrow and perineum. As a result, normally