Alopecia Areata
Professora Letícia de Cassia Valim Dias
Centro Universitário Senac
Relatório Pele
Alopecia Areata
São Paulo
2014
Introdução
A pele atua como um mediador entre o mundo exterior e a máquina humana. É o órgão mais externo e pesado do corpo do homem e desempenha funções tão importantes quanto as do coração, do fígado e dos pulmões. A pele é um envoltório protetor e elástico que se amolda suavemente a todas as formas e reentrâncias do corpo humano. Faz também trocas ativas com o meio ambiente, protegendo e defendendo o indivíduo de todos os tipos de agressões externas.
Como órgão sensitivo, a pele é crucial no contato entre as pessoas, tendo grande importância psicológica. Recém – nascidos que não mantêm contato de pele com sua mãe, por exemplo, tornam-se agressivos e adoentados, apresentam inclusive problemas relacionados ao desenvolvimento.
A pele é especial porque é a parte externa da pessoa, reflete sua aparência, seus “segredos” e as marcas do tempo.
Objetivo
Informações sobre anatomia e fisiologia da pele, cuidados e doenças.
Conteúdo
A anatomia e a fisiologia da pele junto com o olfato, audição e visão , a pele estabelece o contato com o meio e no espaço. Comparativamente, ela é o órgão do corpo humano que tem maior exposição externa, sofrendo de maneira ímpar as agressões do meio ambiente, através do sol, condições climáticas, poluentes e uma infinidade de produção químicos.
A pele é formada por três partes distintas:
Epiderme
É a parte mais externa da pele, formada por um empilhamento de célula, como uma “parede de tijolos”. Esta camada está constantemente em renovação.
Derme
Localizada embaixo da Epiderme, Derme é uma camada muito ativa com vasos, nervos, glândulas, células e fibras. O folículo piloso também se encontra nessa camada da pele.
Hipoderme
Vindo logo abaixo da Derme, a Hipoderme