ALOPECIA AREATA
CURSO DE TECNOLOGIA ESTÉTICA E COSMÉTICA
Alopecia Areata
CRISLAINE DE OLIVEIRA
EMANUELE COSTA
STEPHANIE SOARES
SORRISO-MT
2014
CRISLAINE DE OLIVEIRA
EMANUELE COSTA
STEPHANIE SOARES
Alopecia Areata
Trabalho interdisciplinar apresentado como requisito obrigatório para a integralização da avaliação do semestre letivo do curso de tecnologia Estética e Cosmética da Faculdade Centro Mato-Grossense FACEM sob a condução da Professora Juliana Carvalho.
SORRISO-MT
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA 4
PROBLEMA 6
OBJETIVO GERAL 7
OBJETIVO ESPECÍFICO 8
1 REVISÃO DE LITERATURA 9
1.1 ANATOMIA, FUNÇÃO E CICLO REPRODUTIVO DO CABELO 10
1.1.1 ALOPÉCIA AREATA 11
1.1.1.1 CAUSAS 12
1.1.1.2 TERAPÊUTICA 13
2 METODOLOGIA 16
BIBLIOGRAFIA 17
INTRODUÇÃO
O cabelo não é essencial para o organismo, porém analisar a queda do mesmo é muito importante, principalmente se a queda dá-se por total.
A queda de cabelo tem um impacto negativo sobre a autoimagem das pessoas, principalmente das mulheres levando ao sofrimento psíquico, a ponto de não mais sair de casa, isolando-se do ambiente social e às vezes do familiar. Isso porque as pessoas aprendem a avaliar sua imagem corporal por meio da sua interação com o ambiente. Assim, sua autoimagem é desenvolvida e reavaliada continuamente durante a vida inteira.
A alopecia areata (AA) é uma doença crônica dos folículos pilosos. Determina queda dos cabelos e/ou pelos, por interrupção de sua síntese, sem que ocorra atrofia ou destruição dos folículos, motivo pelo qual pode ser reversível. A mesma vem sendo descrita como uma súbita queda de cabelos, circunscrita a uma área circular ou oval bem delimitada, concomitante ou simultânea, única ou múltipla, lisa e brilhante.
Estima-se que, a