Alongamento
Os alongamentos podem ser realizados toda vez que sentirmos vontade. No trabalho, no carro, assistindo TV. Todas as pessoas podem aprender a fazer alongamentos independentes da idade e do condicionamento físico. Mas, qual seria a importância desta atividade? Por que devemos praticá-la? Como? Quando?
Nas páginas a seguir, vamos responder a essas perguntas e aprender um pouco mais sobre os Alongamentos, esta atividade simples, muitas vezes esquecida pela maioria das pessoas, mas que traz grandes benefícios a nossa saúde.
Fazer Alongamentos
Pela sua facilidade de execução, os alongamentos podem ser feitos, praticamente, a qualquer hora. Ao despertar pela manhã, no trabalho, durante viagens prolongadas, no ônibus, depois de ficar sentado ou em pé muito tempo, em qualquer lugar! Principalmente antes e depois de atividades físicas.
Sempre que for identificada alguma tensão muscular, prontamente algum tipo de alongamento pode ser empregado para trazer bem estar.
A flexibilidade pode ser trabalhada e desenvolvida em qualquer idade, seguindo um treinamento adequado.
Contudo, os resultados não são iguais para todas as pessoas, dependendo do histórico esportivo, idade, sexo etc.
As crianças são bastante flexíveis. Esta flexibilidade diminui até a puberdade e aumenta durante a adolescência.
Depois da adolescência, a flexibilidade volta a diminuir e assim permanece diminuindo até o final da vida (isto se você não trabalhá-la).
Embora ela diminua com a idade, esta perda é bem menor em pessoas ativas.
Quando alongamos, devemos ter plena concentração no que estamos fazendo. É muito comum realizar esse tipo de atividade pensando em outras coisas ou conversando com alguém. Isto prejudica o alongamento.
Se fecharmos os olhos, poderemos dizer qual o posicionamento das partes do nosso corpo. Isso é possível através do analisador cinestésico que tem receptores nos músculos, tendões e ligamentos do corpo humano, informando imediatamente nosso cérebro sobre