ALOCAÇÃO DE RECURSOS
A Alocação de Recursos Produtivos Sob a Ótica do Planejamento
BEATRIZ DE OLIVEIRA SOUSA
Introdução
A presente abordagem sobre o tema: Alocação de Recursos Produtivos
Sob a Ótica do Planejamento visa analisar a correlação que existe entre o processo produtivo e os interesses da sociedade dentro da economia de mercado, de que forma essa economia busca atender tal demanda a fim de manter os lucros do capital e o seu funcionamento. Conhecer como se processa a alocação de recursos a partir do planejamento na economia de mercado tendo em vista que nesse processo: planejar e seguir as fases do processo de alocação de recursos é um caminho que deve ser analisado com muita precisão a fim de alcançar o mínimo de erro possível dentro de uma economia de mercado.
Desenvolvimento
O Planejamento como primeira etapa de organização do processo produtivo, trata-se de uma projeção do futuro que engloba objetivos concisos que permite organizar-se para mudanças adaptativas e inovadoras, para tanto ele avalia a realidade, traça alternativas possíveis de ação e constrói referências para o futuro.
Segundo afirma Chiavenato (2007), o planejamento representa como a estratégia será construída, formulada, implementada e avaliada. Mesmo que não possa planejar pormenorizadamente suas ações atuais ou futuras conforme afirma Slack et al. (2002) as organizações podem beneficiar-se de ter noção para onde estão dirigindo-se e de que forma podem chegar lá. Na economia de mercado atual é essencial planejar ações que permitam compreender em que direção segue o interesse do consumidor, Esta busca constante do consumidor aliada a alternância de escolhas exige uma maior alocação de recursos produtivos e a transferência ou realocação de fatores de produção visando uma maximização dos lucros por parte dos empresários.
Portanto, a estrutura de planejamento está voltada para solucionar os problemas econômicos centrais, visto que é a escassez que