Plc - alocação de recursos em um sistema de comunicação
Matéria: Metodologia da Pesquisa
Neste documento foi desenvolvida uma análise crítica a partir do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado pelo aluno do curso de Engenharia Elétrica Jairo Giacomini Junior, realizado entre os dias 07 e 10 de Maio de 2012.
O assunto tratado refere-se à Alocação de Recursos em um Sistema de Comunicação (PLC), que além de apresentar seus objetivos, também leva em consideração vantagens e possíveis desvantagens desse sistema, além das providências a serem tomadas em relação aos problemas presentes no mesmo.
Os sistemas PLC permitem a utilização das redes de distribuição de energia elétrica para a transmissão de dados, possibilitando, graças aos avanços tecnológicos recentes, a prestação de avançados serviços de telecomunicações como a transmissão simultânea de voz, dados e vídeo e a redução dos custos operacionais, bem como dos investimentos necessários para compor novas redes de acesso. A primeira empresa a efetuar testes com sistemas PLC no Brasil foi a COPEL, empresa paranaense, no ano de 2001.
Entre as vantagens citadas no referido trabalho, destacam-se a infraestrutura já disponível das redes elétricas e seu elevadíssimo grau de capilaridade e de penetração, distribuídos em todas as classes econômicas e sociais.
Contudo, foram apresentados também problemas como a diferença entre as demais comunicações, sua desvantagem diante de sinais de alta frequência, atenuações variantes no tempo e frequência, dependência com a topologia de rede, dificuldade na implementação, entre outros.
Em sua metodologia foi citado pelo aluno sua Revisão Bibliográfica e as definições do tipo de PLC a ser utilizado no processo de acordo com cada situação apresentada.
Em sua Fundamentação Teórica, levando em conta a necessidade de definir o tipo de PLC a ser usado, como já foi citado, foi enfatizada uma inovadora técnica de modulação conhecida por OFDM (Orthogonal Frequency Division