mestrado
Domótica Inteligente - Um Contributo
Prático
DAVID LUÍS CARDOSO
Orientador
Professor Doutor Paulo Alexandre Salgado Cardoso
(Professor Associado da UTAD)
Dissertação de Mestrado em Engenharia Electrotécnica de
Computadores
Vila Real, 2009
II
AGRADECIMENTOS
Ao Professor Doutor Paulo Salgado - meu orientador – pelo compromisso em orientar esta tese, o apoio e acompanhamento, e a indicação para os caminhos a seguir ao longo do desenvolvimento do trabalho.
À minha família, em especial aos meus irmãos, aos meus amigos, pelo incansável apoio e incentivo nas mais variadas formas.
A todos eles, o meu muito obrigado.
III
IV
RESUMO
Com o propósito de melhorar a qualidade de vida, reduzir o trabalho doméstico, aumentar o bem-estar e a segurança em residências habitacionais a Domótica, também conhecida como edifícios inteligentes, é uma área de aplicação que está a merecer um interesse crescente por parte de clientes particulares para a satisfação das suas necessidades pessoais, deixando de ser um exclusivo das empresas. Fazendo parte do ramo da automação industrial, este segmento da tecnologia tem procurado oferecer soluções que proporcionam maior conforto e, simultaneamente, reduzir no gasto de energia eléctrica e de aquecimento.
Com esta nova técnica, torna-se possível a supervisão, controlo e monitorização de equipamentos instalados na construção como, por exemplo, ar-condicionados, sistemas
de
iluminação,
controlo
de
abertura
de
portas/janelas, regulação de persianas e câmaras de segurança, sendo adaptável a todas necessidades. Recorrendo a sistemas como Internet e/ou telefones móveis, o utilizador pode ter acesso a todo o sistema, permitindo, por exemplo, controlar remotamente os equipamentos instalados na habitação, visionar imagens de câmaras de segurança e ainda fazer transferências de documentos armazenados em um base de dados.
Esta