ALOCAÇÃO DE RECURSOS EM CLOUD COMPUTING
1. INTRODUÇÃO
Com a grande demanda de serviços relacionados à cloud computing ou computação em nuvem, foi levantado algumas questões em relação a seu funcionamento, problemas e possíveis soluções. Com o intuito de resolver um dos problemas que vem acontecendo, alocação de recursos em nuvem e a solicitação de serviços, foi feito um estudo de um algoritmo que pudesse resolver este problema.
1.1 Motivação
Há algum tempo persiste o problema de alocação de recursos em sistemas distribuídos. Uma tecnologia, como computação em nuvem, também apresenta problemas relacionados com o gerenciamento de recursos e serviços dentre requisições de usuários, sendo assim muitos algoritmos foram criados ao longo do tempo para tentar solucionar esse problema. Neste trabalho apresenta-se o estudo de um algoritmo para alocar recursos voltado para otimizar o escalonamento de acordo com a escolha do cliente sobre desempenho e orçamento de recursos utilizados na nuvem.
1.2 Objetivo
Este trabalho tem por objetivo explicar o funcionamento de um algoritmo que proporcione uma alocação de recursos em nuvem de forma a atender requisitos de usuários e clientes sobre o que deve ser executado na nuvem com base em uma curva de desempenho e precificação.
1.3 Descrição do Problema
Em cloud, os problemas de sobrecarga e subutilização de recursos são persistentes. Pelo fato dos recursos encontrados na cloud serem distribuídos e estarem espalhados geograficamente é levantado alguns problemas como a alocação de recursos para serviços que vem sendo estudado (a busca pelo escalonamento ótimo é um problema NP-difícil). A sobrecarga e subutilização de recursos proporcionam um atraso para com o fornecedor do serviço em questão de desempenho e reaproveitamento do recurso, sendo assim, ocorre o problema da alocação de recursos em que o agendamento de progranas na nuvem deve obedecer à faixa de requisitos escolhida pelo cliente.
1.4 Organização do Trabalho
Em