alinhamento em baliza
CENTRO DE TECNOLOGIA - CT
ALINHAMENTO EM BALIZA
JOAO PESSOA 2013
Introdução Na aula prática do dia 11 de outubro de 2013 aprendemos sobre o método de alinhamento em baliza. Colocamos nosso conhecimento adquirido em prática no terreno ao lado da sala de topografia, no bloco cte, junto com o grupo de nove pessoas. A cada integrante foi dada uma função e orientados pelos monitores, medimos a distância de 50 metros.
Materiais Para a medição dos 50 metros foram usadas três equipamentos: piquete, baliza e trena. Os piquetes são pequenas estacas de madeira com aproximadamente 20 centímetros de comprimento que servem para materializar um ponto topográfico. Apresentam um ponta no final para permitir sua fixação no solo, que deve acontecer de modo rígido para evitar variações na medição, mas de modo que ainda fique visível. A baliza é uma haste de ferro com comprimento de 2,0 metros utilizado no alinhamento dos pontos. Na aula utilizamos três balizas: a de referência, que fica no ponto inicial da medição, a de locação, que é movimentada durante as medições, e a de situação, que fica no ponto final. Apresenta pintura em cores alternadas para serem mais facilmente identificadas no ambiente. A trena de fibra de vidro é usada para fazer uma medição direta e imediata.
Método Iniciamos a medição no ponto inicial, onde é colocado a baliza de referência e o primeiro piquete. Um integrante segurava a trena na origem, enquanto outro se deslocava com o carretel até a marca de 10 metros. Nesse ponto, um terceiro alinhava a baliza de locação e quarto integrante