Relatório de ensaio de solos
É a ciência que trata da representação gráfica de uma parte da superfície terrestre, determinando seu contorno, suas dimensões e sua posição relativa, sem levar em consideração a curvatura da Terra.
Quando para essa representação emprega-se técnica mais apurada e leva-se em consideração a curvatura da Terra, temos a Geodésia.
Pelo fato da Topografia não levar em consideração a curvatura da Terra na representação gráfica de uma parte da mesma, iremos representar todas as particularidades notáveis do terreno em uma superfície plana, imaginária, horizontal e tangente à esfera terrestre denominada Plano Topográfico.
A diferença entre o plano topográfico e a calota esférica por ele representada recebe o nome de Erro de Esfericidade, que limita o plano a uma superfície de 25 km de raio, não chegando a comprometer a precisão necessária à maioria dos trabalhos topográficos.
DIVISÃO DA TOPOGRAFIA
Com a finalidade de representar graficamente uma parte da superfície terrestre, a topografia tem que relacionar todos os objetos e acidentes encontrados na superfície considerada; medir a distância entre esses objetos e acidentes, bem como as suas dimensões; determinar as suas posições relativas, fazer uma perfeita distinção entre eles e, por fim, representá-los, através de um desenho técnico.
Para a execução de todo esse trabalho, a topografia está dividida em três partes:
TOPOMETRIA
Trata da medição das distâncias lineares e angulares, quer seja no plano horizontal, quer no vertical.
Planimetria - é a parte da topometria que mede ângulos e distâncias apenas no plano horizontal, sem se interessar pelas diferenças de altura entre os pontos.
Altimetria - é a parte da topometria que trata da medição de ângulos e distâncias somente no plano vertical, determinando as diferenças de altura entre os diversos pontos.
A parte da Topografia que trata da medição dos ângulos chama-se Goniometria e a parte que trata da medição das distâncias, chama-se