Relatório sobre ensaio de massa específica do solo
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental
Curso de Engenharia Civil
Disciplina de Mecânica dos Solos
Relatório 01
Ensaios de Caracterização do Solo
Alunos: Alanna Macedo
Arthur Cavallini
Douglas Hayrobe
Igor Alves
Luiz Alberto Cardoso
Brasília, abril de 2012.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3 2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 4 2.1 Massa Específica Real dos Grãos (NBR-6508) 4 3. METODOLOGIA 5 3.1 Execução de ensaio no laboratório 5 3.1.1 Massa Especifica (NBR-6508) 5 4. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS 6 4.1 Massa Especifica (NBR-6508) 6 5. Análise dos resultados 7 6. Conclusão 8 7. Bibliografia 9
1. INTRODUÇÃO
A Caracterização dos Solos na Engenharia Civil tem o objetivo de conhecer características básicas do solo, avaliando sua aplicabilidade em diferentes obras. Estas informações da amostra estudada são obtidas por ensaios em laboratório, determinados por norma. São eles:
- Umidade Natural e Higroscópica
- Massa específica
- Granulometria
- Limites de Atteberg O objetivo deste relatório é explicar o processo de determinação da massa específica do solo de uma amostra coletada na Universidade Católica de Brasília. Neste ensaio, encontra-se o valor da densidade real dos grãos, ou seja, os vazios não são considerados. O resultado é utilizado no cálculo do ensaio de sedimentação e na determinação do índice de vazios e demais índices físicos do solo, e permite o conhecimento da mineralogia do mesmo (por isso seu valor depende da rocha matriz).
O ensaio de massa específica é prescrito pela norma ABNT NBR 6508/1984 no Brasil.
* 2. ReVISÃO BIBLIOGRÁFICA
O volume total de um solo é parcialmente ocupado pelas partículas sólidas, que se acomodam formando uma estrutura. O restante do volume é chamado de vazios, e é ocupado por água ou ar. Assim, o solo é composto por três fases: sólida, líquida e gasosa.
Dependendo da quantidade relativa de cada fase,