Ensaio da massa especifica do solo natural
Campus Toledo - Engenharia Civil Mecânica dos Solos – Simone Andrea Furegatti
RELATÓRIO DO ENSAIO DA DETERMINAÇÃO DA MASSA ESPECÍFICA -
NORMA NBR 6508
1. INTRODUÇÃO
Todas as obras de Engenharia Civil assentam-se sobre o terreno e inevitavelmente requerem que o comportamento do solo seja devidamente considerado, pois estes posteriormente sofreram reações diferenciadas, como quando as tensões são aplicadas, em fundações, ou aliviadas, no caso de escavações, ou ainda perante o escoamento de agua nos seus vazios. As variações de temperatura provocam trincas, nas quais penetra a agua, atacando quimicamente os minerais. A maior ou menor concentração de cada tipo de partícula num solo depende da composição química da rocha que lhe deu origem.
Num solo, só a parte do volume total é ocupado pelas partículas sólidas, que se acomodam formando uma estrutura. O volume restante costuma ser chamado de vazios, embora esteja ocupado por agua ou ar. O comportamento de um solo depende da quantidade relativa de cada uma das três fases de que ele é composto, sólidos, agua e ar.
Portanto, para que se tenha uma segurança para trabalhar em determinado solo, são realizados teste, ensaios em laboratório. A massa específica real de um solo é o valor médio da massa específica dos grãos do solo, ou seja, os vazios não são considerados. A sua obtenção é necessária para o cálculo do ensaio de sedimentação e a determinação do índice de vazios e demais índices físicos do solo. Alguns aparelhos auxiliam na obtenção desses índices físicos como o picnômetro, a bomba de vácuo e aparelhos de dispersão.
1. OBJETIVO
O objetivo deste relatório é explicar o processo de determinação da massa específica do solo. Neste ensaio, encontra-se o valor da densidade real dos grãos, ou seja, os vazios não são considerados. O resultado é utilizado no cálculo do ensaio de sedimentação e na determinação