Alimetação
Os seres vivos necessita, constantemente, de manter o equilíbrio interno do organismo para sobreviverem e para se reproduzirem. Um modo de garantir este requisito é, por exemplo, a ingestão diária de alimentos, a ALIMENTAÇÃO. Os ALIMENTOS são um conjunto de substâncias, designadas NUTRIENTES, que satisfazem as necessidades vitais dos seres vivos. Os nutrientes, como as biomoléculas (glícidos, lípidos e prótidos), vitaminas, sais minerais e água, estão presentes nos alimentos em proporções desiguais que lhes conferem diferentes propriedades.
Nutrientes e as suas funções
Os alimentos são constituídos por nutrientes indispensáveis para o bem-estar do organismo: os carboidratos, as proteínas, lipídios, vitaminas, minerais e fibras. A nutricionista do Campus Morrinhos do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Paula Medeiros Costa, explica onde essas substâncias podem ser encontradas:
Carboidratos: popularmente conhecidos como “massas”, são encontrados em maior quantidade no arroz, macarrão, trigo, fubá, batata, mandioca, milho quitandas em geral (bolos, bolachas, biscoitos....). Sua principal função é o fornecimento de energia rápida para o organismo. É a principal fonte de energia para o cérebro.
Proteínas: são encontrados em abundancia em produtos de origem animal como carnes (bovina, suína, peixes, aves...), leite e derivados, ovos e em alguns vegetais como as leguminosas (feijão, soja, quinua...). Sua função primordial é a construção, manutenção e reparação dos músculos, órgãos e tecidos do organismo.
Lipídios: conhecido como gordura. Pode ter origem animal (gordura, banha, toucinho) e vegetal (óleo de soja, canola, dendê....). Sendo assim são encontrados nas carnes, no leite e derivados e nos óleos vegetais. Tem como função fornecimento de energia e absorção das vitaminas lipossolúvies (solúveis em óleo).
Os micronutrientes são: vitaminas, minerais e fibras. Têm papel ativo na digestão, circulação