ESTRATÉGIAS DE ESTABILIDADE E REDUÇÃO
Graduação em Administração
Alunos :
Tema: Estratégias de Nível Empresarial: Estratégias de Estabilidade e Redução
Período: 7º - Semestre: 1º/2014
Professor:
ESTRATÉGIAS DE ESTABILIDADE E REDUÇÃO
As estratégias de estabilidade não buscam crescimento em novos negócios, nem nos existentes quando isso pode comprometer a lucratividade. Visa manter as linhas de negócios que possui. Quem atua em mais de um setor, procura manter o atual conjunto de empresas.
As estratégias de redução são aplicadas quando o desempenho do negócio ou das unidades de negócio é abaixo do esperado, ou quando a sobrevivência da empresa está em jogo. São 3 os tipos básicos de redução de despesas: rotatividade (turnaround), desinvestimento e liquidação
Turnaround
Turnaround (em português algo como "dar a volta") é um termo em inglês utilizado internacionalmente em administração de empresas que indica um conceito de gestão estratégica que se tornou popular durante as décadas de 1970-1980. Charles W. Hofer (Business Policy and Stratey Management, 3ª edição, W.Glueck, McGraw Hill, 1980), afirma que as empresas "dão a volta" em situação de estagnação ou declínio com o objetivo de recuperação e êxito. As medidas são estratégicas propriamente ditas (que podem se dividir em subestratégias de investimento, política ou competitividade) e operacionais (corte de custos e ativos, medidas para aumento de vendas).
A difícil situação em que vivem muitas empresas, principalmente as pequenas e médias, leva a que seja necessário que as empresas se posicionem face às mudanças rápidas, à competição e à crise. A crise é atribuída a um conjunto de fatores especificamente nacionais e a fatores de ordem internacional.
Como sinais mais visíveis de uma crise podemos, entre outros, ter: os prejuízos e o endividamento, a diminuição da rentabilidade ou do investimento, aumentos de custos, quebra de vendas ou redução de quotas de mercado, variações anormais de estoques,