Globalização
Na segunda metade do século XX, havia um grande desenvolvimento tecnológico e económico e isto, aliado às migrações, ao desenvolvimento das vias de comunicação , à informatização e ao desenvolvimento dos transportes permitiu acelarar o processo.
A globalização começa assim pela mundialização da economia. As trocas comerciais generalizam-se, devido ao progresso dos transprtes e à revolução dos contentores ( caixas metálicas para porte de mercadorias, reutilizáveis). Agora, as matérias primas e os produtos agrícolas ou industriais circulam entre os países mais longínquos.
A produção industrial dispersa-se por todos os continentes. Várias componentes do mesmo produto começam a ser fabricadas em diferentes regiões. Assim, as multinacionais promovem a deslocalização – deslocação de uma empresa para outro país mais rentável.
Mas, uma das partes mais importantes da globalização foi sem dúvida a internet. A internet permitiu a partilha de informação, conhecimentos e ideias entre todos os continentes. Permitiu também a comunicação entre pessoas que se encontram longe, e assim alteram-se as mentalidades. A televisão dinfundiu em simultâneo para os países as mesmas imagens e os mesmos padrões de cultura, sendo abolidas as barreiras do espaço e do tempo.
Algumas grandes invenções do século XX : Carro movido por um motor de combustão (Henrry Ford modelo T), primeiro telemóvel,computadores, etc.
No entanto , a globalização trouxe algumas críticas, desafios e desvantagens. A nível económico, todas as mudanças feitas não contribuiram para diminuir as diferenças entre os países ricos e os países pobres. Estes, começaram cada vez mais a depender da Tríade, ou seja, as três maiores potências económias – EUA , UE e Japão.
Cria-se também uma “dependência cultural” em que muitos países e regiões caem.