alimetação na adolescencia
2
A adolescência é um período de transição que engloba o final da infância e o início da vida adulta. Como a organização mundial de saúde diz os hábitos alimentares durante a infância e a adolescência têm importantes repercussões no estado de saúde dos indivíduos e no seu bem estar físico e emocional.
Para que o crescimento e o desenvolvimento do adolescente sejam ótimos deve receber uma alimentação completa. Para isso é necessário uma nutrição adequada que é essencial para um bom estado de saúde que irá permitir atingir a maturação e o crescimento correto.
As transformações na adolescência têm efeitos no comportamento alimentar influenciado por fatores internos como auto imagem, necessidades fisiológicas, saúde individual, valores e preferências e fatores externos como hábitos alimentares, amigos, regras socioculturais e conhecimentos do individuo.
AS consequências de uma boa alimentação durante a infância e adolescência poderão ser sentidas em certos aspetos da sua saúde na fase adulta da sua vida, dado que muitas doenças que atingem os adultos se devem a erros da alimentação na adolescência (por exemplo osteoporose, diabetes mellitus e hipertensão arterial).
3
Durante a infância e a adolescência estabelece-se o comportamento alimentar. Para que uma criança adquira hábitos alimentares corretos é preciso iniciar a aprendizagem desde pequena. Deste modo, a família é a primeira instituição que tem ação sobre os hábitos alimentares do adolescente e que se irão refletir na idade adulta e na adolescência. O momento da refeição constitui a primeira situação social da criança daí a sua grande importância. No decorrer da adolescência a maior parte do tempo é passada na escola ou com os amigos, pelo que a influencia dos pares é essencial para os seus comportamentos alimentares. Dada a influência do grupo de amigos, os adolescentes irão adotar os mesmos comportamentos alimentares do grupo de amigos. Assim, a escola tem um
papel