estudo de caso
PSICOPATOLOGIA
GIDALVA SANTOS
JOANA CAFEZEIRO
RENATA SILVA JESUS
TAYSECRISTINE SANTIAGO
ESTUDO DE CASO DO FILME: UM ESTRANHO NO NINHO
SALVADOR
2013
Este estudo consistirá em uma conjunção entre a análise do filme Um estranho no ninho com os conteúdos abordados em sala, tendo como objetivo final a elaboração de um parecer psicológico fictício sem a intensão de abranger todo o conteúdo que envolve a avaliação de um paciente, visando apenas colaborar com o entendimento do respectivo tema. Qualquer aprofundamento teórico e prático deverá ser encontrado na bibliografia, sugerida no final deste trabalho. Tendo como paciente o personagem principal da trama, McMurphy, iniciaremos este estudo, baseando-se nos moldes da avaliação psicológica faz-se necessário ter como ponto de partida a entrevista com o paciente que deve consistir em um momento de interação entre o paciente e o profissional dando inicio a interação de suma importância do terapeuta com o paciente. É necessário pontuar que a entrevista deve vincular-se com uma observação minuciosa do paciente em todos os seus aspectos (fala, gestos, postura e etc.).
A entrevista psicopatológica subdivide-se em dois aspectos a anamnese que consiste em uma varredura da vida do sujeito. Procura-se obter informações sobre a história de vida do sujeito incluindo suas vivencias pessoais, familiares e do meio social. E o segundo aspecto é o exame psíquico que procura delinear como se encontra o estado mental atual deste sujeito.
Anamnese:
Nome: Randall Patrick McMurphy
Idade: 38 anos
O paciente foi transferido da penitenciaria rural para o hospital psiquiátrico por apresentar comportamentos indicativos de doença mental. Tem como histórico, cinco prisões por agressão e uma por estupro de uma menor de 15 anos. Pode-se observar tendências ao vício sendo mais específico ao abuso do cigarro. Sobre sua saúde mental pairam dúvidas pois acredita-se que o