Alimentos e Câncer
Estudos indicam que alimentação correta reduz em 14% a probabilidade de ocorrência da doença em homens e em 20% nas mulheres. Além disso, a genética está envolvida em 5% do fator para desenvolvimento da doença, enquanto que a alimentação representa 35% deste total - afirma a nutricionista da Oncomed Kelly Araújo.
Uma alimentação adequada é indicativo de um estilo de vida saudável e o consumo dos alimentos certos significa mais saúde para o organismo. Neste sentido, muitos estudos indicam que a alimentação está diretamente relacionada à prevenção ou desenvolvimento de câncer.
A ingestão de uma alimentação variada e saudável garante, segundo a especialista, os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo diminuindo as chances de desenvolvimento de doenças, principalmente o câncer. Além disso, existem alimentos que possuem substâncias específicas que previnem contra a enfermidade.
— A ordem é evitar os industrializados e colorir o prato. Alimentos de diferentes colorações aumentam as chances de reunir o maior número de nutrientes e de substâncias preventivas — explica Kelly.
Alimentos amarelos ou alaranjados
Abóbora, moranga, mamão, manga, cenoura, laranja: devem ser consumidos frescos e não como suplementos alimentares. Ricos em betacaroteno, com ação antioxidante, protegem contra o câncer de mama e de pulmão.
:: Vermelhos
Melancia, tomate, pimentão: contêm licopeno, substância que atua na prevenção do câncer de próstata e de outros tipos.
:: Verdes
Brócolis, couve, couve-flor e outros vegetais verde-escuros: possuem fibras insolúveis que dificultam a formação de tumores.
:: Outros
Linhaça: possui grande quantidade de fibras e de ômega 3, que contribuem para a prevenção, principalmente, do câncer do intestino.
Água: a ingestão de líquidos é extremamente importante para garantir o bom funcionamento do intestino juntamente com as fibras.
BEM-ESTAR - Alimentos que previnem o câncer - Por Rosângela Souza