lepidoptera
A ordem Lepidoptera é formada por borboletas e mariposas, sendo que as borboletas possuem hábitos diurnos e as mariposas em sua maioria possuem hábitos noturnos, mas com algumas poucas espécies diurnas.
Existem espécies de borboletas que são crepusculares, voando nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, mas a maioria é ativa no meio do dia (FREITAS et al,. 2003).
As borboletas são de desenvolvimento holometabólico e possuem quatro estádios bem definidos, ou seja, ovo, lagarta, pupa e adulto. Os adultos podem ser divididos em dois grupos: os que se alimentam de néctar das flores e os que se alimentam de frutas fermentadas.
Cerca de dois terços das borboletas brasileiras estão representados por espécies de região de Mata Atlântica, onde muitas espécies são raras e de difícil amostragem (BROWN, 1996).
A floresta estacional semidecidual, fisionomia vegetal do domínio de Mata Atlântica que cobria a região norte do Paraná, sofreu intenso processo de fragmentação, criando uma paisagem de remanescentes florestais com pouca ou sem conexões (TOREZAN, 2002).
Os fragmentos distribuídos na zona rural dos municípios são raramente estudados, muitos podem desaparecer, sem sequer ter a fauna e a flora reconhecida (PEREIRA; TEIXEIRA, 2007).
Conhecer a flora e a fauna de fragmentos distribuídos na zona rural e na zona urbana, de diferentes tamanhos e estágio de conservação, auxiliam na caracterização do ambiente (OLIVEIRA et al, 2007).
Devido à escassez de informações das espécies de borboletas da região norte do Paraná, principalmente em pequenos fragmentos isolados, o presente trabalho objetivou fazer um levantamento das espécies encontradas em um pequeno fragmento de Mata Atlântica, onde de um lado esta localizada uma cidade, sendo um