Ordem lepidoptera
A ordem Lepidoptera compreende os insetos conhecidos por borboletas e mariposas. As asas são recobertas por escamas que se destacam facilmente quando estes insetos são manuseados. Depois de Coleoptera, esta é a ordem que apresenta o maior número de espécies conhecidas (cerca de 150.000). O maior número de pragas da agricultura é constituído por seus representantes; apesar dos adultos não causarem nenhum dano, suas formas larvais (lagartas, de hábitos fitófagos) são muito prejudiciais, atacando todas as partes das plantas e causando enormes prejuízos.
A maneira de se alimentar difere de espécie para espécie; assim, as lagartas maiores geralmente comem a borda das folhas e consomem tudo, exceto as grandes nervuras; as lagartas menores deixam apenas o esqueleto da folha, ou nela cavam pequenos buracos; muitas larvas vivem dentro das folhas (bicho mineiro), onde fazem galerias que podem ser lineares, sinuosas, ou em forma de mancha; algumas são formadoras de tumores (galhas), e outras perfuram frutos, caules e outras partes das plantas; existem lagartas canibais e algumas poucas são predadoras de outros insetos.
As lagartas, do tipo eruciforme, têm a cabeça hipognata e destacada do resto do corpo, com aparelho bucal mastigador. O tórax apresenta 3 pares de pernas verdadeiras, importantes para sua locomoção; o abdome apresenta 11 segmentos, sendo os 3 últimos fundidos entre si; a maior parte das lagartas apresenta 5 pares de falsas pernas abdominais, sendo que às vezes este número é reduzido (como em Geometroidea, que apresenta apenas 2 pares, 1 no 6o urômero e outro no último urômero). Existem lagartas cujo dorso ou ventre é dotado de saliências ou expansões carnosas, e movimentam-se como lesmas, sendo conhecidas como "lagarta-aranha" ou "lagarta-gelatina".
O corpo das lagartas é geralmente recoberto por pelos ou cerdas, muitos dos quais são urticantes. O arranjo e distribuição destes pelos recebe o nome de